Sociedade

Ainda por decidir eleições na Mocímboa da Praia

A Comissão Provincial de Eleições de Cabo Delgado lançou esta segunda-feira a campanha de educação cívica em Mocímboa da Praia, entretanto ainda não existe decisão sobre a realização de eleições ou não neste ponto do país devido a questões de segurança.

 

A Comissão Provincial de Eleições de Cabo Delgado propõe que as eleições ocorram dentro do perímetro urbano da autarquia, entretanto a Renamo diz ser contra esta posição.

A CNE (Comissão Nacional de Eleições) tem sido duramente criticada por não ter chegado a um consenso sobre a necessidade de enviar uma equipa de membros da CNE para aferir as condições materiais para a realização das eleições em Mocímboa da Praia.

A Renamo mantém-se inabalável na defesa da exclusão de Mocímboa da Praia das eleições, sob o argumento de que o recenseamento deve ser feito em todo o distrito, e não apenas no município, como estava acordado desde 2018. A Frelimo continua a defender a realização do recenseamento apenas na área onde as condições de segurança são aceitáveis.

Os argumentos dos membros da Renamo e da Frelimo na Comissão Nacional de Eleições têm em conta dois aspectos: a desvantagem da Renamo e a vantagem da Frelimo durante as eleições realizadas em Mocímboa da Praia em condições de elevada insegurança. A Frelimo, para além da vantagem de uma maior presença das forças de defesa e segurança sob o seu comando, que, por diversas vezes, têm desempenhado um papel fundamental na manipulação eleitoral, é também favorecida pelo regresso de quadros da administração pública e estão todos concentrados no centro da vila de Mocímboa da Praia. Desde o início, esta é uma vantagem política. Neste jogo de tabuleiro, a Renamo não vê vantagem nas eleições que decorrem em Mocímboa da Praia. Assim, joga todos os seus trunfos e argumentos políticos para excluir Mocímboa da Praia do mapa das eleições autárquicas deste ano. O principal argumento da Renamo é que deve haver justiça e igualdade de tratamento de todos os distritos. Ou seja, se em 2018 ficou acordado – e não estava na lei – que o recenseamento eleitoral deveria ocorrer em todos os distritos com municípios, então o recenseamento eleitoral em Mocímboa deveria ocorrer em todo o distrito, independentemente das condições de segurança. (in CIP)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *