Economia

Depois da TSU com danos à vista seguiu-se o PAE

O Governo de Filipe Nyusi tende a caminhar, nos últimos momentos, de comissão em comissão multissectorial na busca de respostas aos problemas, alguns criados pelo próprio Executivo, como é o caso da Tabela Salarial Única, vulgarmente conhecido por TSU.

Este modus operandi do Governo não só vulgariza a governação do país, como também se traduz na duplicação de acções paralelas ao Plano Económico e Social (PES) e Quinquenal do Governo (2020/2024), colocados à margem.

Facto é que uma comissão multidisciplinar, independente dos objectivos a perseguir, carrega consigo uma natureza de espécie de tribunal, em que dentre outras valências examina as reais causas por detrás do insucesso e/ou fracasso no desempenho do que se pretende, para depois propor soluções exequíveis.

Recorrendo a este modelo, o Governo tende a abandonar os principais programas, a exemplo do PES, pela criação de programas implementados pelas comissões de trabalho. No entanto, é incompreensível e inaceitável que um Governo ciente de suas acções opte por esta metodologia de governação da nação, sob risco de ser conotado como quem perdeu a capacidade de gerir os desafios da governação. (PPP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *