No âmbito das celebrações do Mês do Ambiente, o Standard Bank promoveu, recentemente, a segunda sessão do Lioness Lean Verde, um evento que reúne mulheres empreendedoras, detentoras de empresas ambientalmente sustentáveis, através do qual se pretende estimular o desenvolvimento de negócios verdes, com um impacto positivo no ambiente e na sociedade.
O evento, que decorreu em formato híbrido e que visava a partilha de experiência e criação de redes de contacto entre as participantes, foi organizado em parceria com a Lionesses of Africa e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).
“Pretendemos, através deste evento, apoiar o empreendedorismo sustentável e mostrar que, em Moçambique, também podemos criar soluções verdes investindo nas mulheres moçambicanas, que têm determinação, bravura e tantas outras qualidades. Pretendemos, ainda, tornar Moçambique mais sustentável e amigo do ambiente, pois acreditamos que é possível. Queremos deixar uma geração mais consciente”, explicou a representante do Standard Bank, Neusa Xavier.
Na ocasião, a fundadora e directora executiva da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, considerou que a mulher pode desempenhar um papel importante no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país e no continente africano.
“A mulher é apaixonada por fazer a diferença, impactar vidas de forma positiva e encontrar soluções verdes para os desafios ambientais. O meu apelo é que elas devem trabalhar umas com as outras e criar parcerias de modo a encontrar soluções verdes para os desafios que o continente e o mundo enfrentam”, sublinhou.
O empoderamento económico e a transformação verde constituem, também, apostas da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, cuja representante, Sindy Karberg-Manuel, comprometeu-se a continuar a apoiar iniciativas que visem este fim. “Acreditamos que as oportunidades são únicas, por isso o nosso apelo é que exploremos todas as possibilidades para mudarmos o mundo”. (PpP)