Política

Estreito de Taiwan vira ringue dos EUA e China

Incidente com dois aviões na semana passada e com dois navios este fim-de-semana colocam Washington e Pequim na rota de colisão, no Estreito de Taiwan, onde as duas nações levam a cabo exercícios e manobras militares.

 

Washington e Pequim acusam-se mutuamente pelo incidente, este fim-de-semana,  no Estreito de Taiwan.

Um navio chinês aproximou-se perigosamente de um contratorpedeiro americano nas águas do Estreito de Taiwan. Washington qualificou a operação de “insegura”, enquanto a China considera que “os Estados Unidos estão a pedir problemas”, nas palavras do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Wenbin.

Os Estados Unidos e o Canadá, que estavam a realizar exercícios conjuntos na zona, afirmam que se encontravam em águas internacionais quando ocorreu o incidente, no sábado; enquanto Pequim afirma que se encontravam nas suas águas territoriais.

O Ministério da Defesa dos Estados Unidos denunciou as acções “cada vez mais arriscadas” dos militares chineses na Ásia, enquanto Pequim acusa Washington de interferir nos países da região.

O incidente segue-se ao da semana passada, que envolveu dois aviões militares, um chinês e um americano, sobre o Mar do Sul da China. (PpP)

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *