Dados avançados pelo site do Ministério do Trabalho e Segurança Social, (MITESS), os ministros alocados na área do trabalho em representação dos governos de Moçambique e dos Emirados Árabes Unidos (EAU), assinaram um Memorando de Entendimento, que permite a exportação de Mão-de-obra do nosso País para o País asiático em causa.
Por via do Memorando de Entendimento, os jovens moçambicanos poderão ter postos de trabalho e empregabilidade, caminhando em passos curtos para o desejo do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi que é “Trabalho, Trabalho, Trabalho!”.
No entanto, o MITESS, encarrega-se de criar os Serviços de Administração do Trabalho nos Emirados dos Árabes Unidos para consequente assistência gestão dos trabalhadores moçambicanos naquele país.
Esta ferramenta de reforço dos regulamentos das partes, têm como maior objectivo, combater o tráfico de pessoas, habitualmente jovens, e a regulação de agências privadas de emprego, pois deverá impor-se práticas de recrutamento justas e transparentes na respectiva jurisdição e cumprimento de intervenientes no processo de recrutamento de trabalhadores moçambicanos para EAU. (Edvige Chisumba)