Sociedade

Novo radar meteorológico entra em funcionamento

Foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira na cidade da Beira, o radar meteorológico Doppler que permitirá o acompanhamento, em tempo real, de fenómenos meteorológicos extremos.

 Trata-se de um equipamento utilizado para localizar e estimar o nível, tipo e intensidade de precipitação – chuva, neve ou granizo –, tal como calcular o seu deslocamento.

A TVSD é a empresa moçambicana responsável pela implementação e instalação do radar e será também a responsável pela manutenção do mesmo nos próximos cinco anos.

A empresa conta com a parceria do fabricante Vaisala, companhia finlandesa líder mundial de tecnologia de equipamentos meteorológicos, responsável pelo fabrico do radar e que providenciou formação e capacitação técnica a vinte trabalhadores do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) para operarem o radar, extrair e interpretar a informação obtida pelo mesmo.

A instalação deste radar em Moçambique – o único operacional em todo o território nacional – reveste-se de maior importância tendo em conta que o País é afectado constantemente por ciclones e intempéries meteorológicos severos devido à sua posição geográfica, pelo que o equipamento permitirá a previsão e o acompanhamento destas situações para que a população seja avisada antecipadamente e os organismos responsáveis consigam organizar-se no sentido de minimizar os impactos como os verificados pelo ciclone Idai.

O radar será operado pelo INAM a partir do seu centro de controlo no Aeroporto da Beira e da sua sede na cidade de Maputo. (PpP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *