Sociedade

SERNIC detém três raptores

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve dois indivíduos em conexão com um rapto ocorrido última sexta feira (03) na capital moçambicana Maputo e outros ocorridos em Novembro e Dezembro de 2023.

Segundo o porta-voz do SERNIC, Hilário Lole, os suspeitos são dois indivíduos, de nacionalidade moçambicana, agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), afectos à 23ª Esquadra. Estas informações ainda estão a ser aferidas junto ao Comando da PRM da cidade de Maputo.

Após confirmar-se, o respectivo comando irá diligenciar os respectivos processos administrativos para a sua responsabilização, enquanto decorre o  processo criminal no SERNIC.

O rapto aconteceu quando um menor de oito anos de idade foi interceptado na Escola Primária do Jardim, por três indivíduos que se faziam transportar numa viatura ligeira. Chegados ao local aproximaram-se do menor e convidaram-no a entrar.

Volvidos alguns minutos, os malfeitores começaram a efectuar chamadas para a mãe, visto que o seu contacto estava registado num dos seus cadernos, exigindo o pagamento de 200 mil meticais (cerca de 3.130 dólares) como resgate.

A mãe da vítima, após receber as chamadas, dirigiu-se às autoridades policiais e o SERNIC, iniciou as suas diligências com vista ao resgate do menor. A detenção dos suspeitos ocorreu no dia 05 do mês corrente, na residência de um dos indivíduos, no bairro Unidade 7, na cidade de Maputo.

A criança resgatada já regressou ao convívio familiar.

Lole referiu ainda que no local do resgate também foi apreendida uma arma de fogo do tipo pistola que os malfeitores alegam ter adquirido na vizinha África do Sul.

O terceiro indiciado pelos raptos ocorridos em Novembro e Dezembro de 2023, tentou tirar sua vida nas celas da PRM e, neste momento, encontra-se a receber cuidados médicos no Hospital Central de Maputo (HCM).

(AIM)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *