O Presidente da República explicou na Assembleia da República que a tabela salarial única TSU, veio para garantir que os funcionários e agentes de Estado, sejam tratados com maior equilíbrio salarial das mesmas carreiras profissionais.
Filipe Nyusi explicou durante o seu informe geral do estado da nação que com a implementação do TSU “ficaram resolvidas inúmeras e crescentes mobilidades de funcionários motivados unicamente por razões salariais, muitas vezes por apadrinhamento e não interesse do Estado, o que resultava no descontrolo da folha salarial”.
De acordo com o Presidente da República, Filipe Nyusi “A Tabela Salarial Única veio para garantir que os funcionários e agentes de Estado, sejam tratados de forma igualitária, com maior equilíbrio salarial das mesmas carreiras profissionais, por isso, ninguém deve ter medo da TSU, ela veio para resolver o problema e está a ser executada por nós moçambicanos”.
Para Nyusi, “A TSU trouxe ganhos na função pública, como é o caso de ajustamento de salário mínimo que duplicou dos anteriores 4.689 meticais para actuais 8.758 meticais, então, ninguém pode ter a legitimidade de dizer que essa tabela não ajudou, porque o funcionário que ganhava 4 mil passou para 8 mil meticais, por favor, encorajem-nos para resolver o problema com alguma suavidade e criar uma estabilidade no nosso seio”. Frisou Nyusi