Sociedade

14 mil milhões de meticais será o custo de todo processo eleitoral

Mais de nove milhões de eleitores iniciam esta quinta-feira o recenseamento eleitoral, evento que vai decorrer até o dia 3 de Junho próximo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), desse número, cerca de 58% são jovens, entre 18 e 35 anos.

As eleições serão realizadas em 65 municípios em 11 de Outubro.

O presente recenseamento que é de raiz vai decorrer em toda extensão dos distritos que possuem município. Assim, o recenseamento terá lugar em 62 distritos mais a cidade de Maputo; Boane (Maputo) e Bilene (Gaza) contêm dois municípios cada.

O registo eleitoral vai abranger apenas 2/3 da população nacional em idade de votar, visto que um terço dos eleitores vivem em distritos sem municípios e só poderão ser abrangidos próximo ano e votar nas eleições gerais em Outubro de 2024.

Mais de um milhão de pessoas estão deslocadas em Cabo Delgado devido à insurgência, pelo que o registo poderá ser muito inferior ao projectado em algumas áreas e superior na capital provincial, Pemba.

O INE estima a população em idade eleitoral nacional para 2024 em 16.217.816.

Os custos

Todo o processo eleitoral, este ano, envolve um orçamento de 14 mil milhões de meticais (210 milhões de dólares) para todas as despesas, desde o recenseamento até ao apuramento final dos resultados.
Foram recrutados 3192 brigadistas para 4292 postos de recenseamento eleitoral. Haverá 4.400 computadores Mobiles ID usados ​​para entrada de dados e captura de imagens. Destes, 2900 Mobiles ID são de eleições anteriores em 2018/2019 e foram reaproveitados e os restantes são novos. (PpP/fonte: CIP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *