Política

Impedido registo de cidadãos de fora do município de Morrumbala

Em Morrumbala, Zambézia, no dia 25 de Abril, a Renamo impediu que cerca de 20 cidadãos se registassem na área municipal, no posto do EPC de Fraqueza, na vila de Morrumbala. 

O grupo chegou ao posto de recenseamento num mini-autocarro, acompanhado por Tomás Sofrino Razão (secretário local da OJM, movimento juvenil da Frelimo) e João Joaquim Sandramo. São todos naturais de Maputo, Beira e Quelimane.

Quando a Renamo foi informada da tentativa de fraude, foi imediatamente investigar a situação. Questionado, o grupo não soube se explicar. Isso gerou cenas caóticas que obrigaram o grupo, temendo o pior, a abandonar o local em desordem. O correspondente da CIP informa que não houve troca de golpes.

Na EPC de Djuba, Matola-Rio, província de Maputo, registam-se eleitores sem documentação. Os brigadistas usam qualquer cidadão desconhecido como testemunha.

Na Beira, em Sofala, o MDM acusa os fiscais de recenseamento de eleitores de fora do município e de recolha de bilhetes de identidade de eleitores filiados na Frelimo, para facilitar o recenseamento de residentes fora do município, como forma de manipulação o processo. (PpP/fonte:CIP)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *