Sociedade

Nacala Logistics financia programa de alimentação escolar

Numa parceria com o Programa Mundial para a Alimentação (PMA), a Nacala Logistics financia o Programa de Alimentação Escolar que fornece refeições diárias a mais de 50 mil alunos em 32 escolas primárias na província de Nampula, nos distritos de Malema, Nacala-à-Velha, Ribáuè e Meconta.

 

O lanche escolar visa contribuir para a redução do índice de absenteísmo, desistências e o baixo aproveitamento pedagógico, cuja principal causa é a fraca alimentação a que alguns alunos das escolas beneficiárias estão sujeitos.

Clarisse do Carmo, Directora da Escola Primária Josina Machel em Nacala-à-Velha conta que, desde que a escola passou a beneficiar-se dos lanches, o índice de desistências reduziu em 85%. “Antes tínhamos casos de crianças mal nutridas, que não conseguiam se concentrar nas aulas e, por via disso, algumas desistiam dos estudos. Hoje, com os lanches, a assiduidade e o aproveitamento pedagógico das crianças aumentou, o número de desistências diminuiu significativamente”, disse Clarisse. Paralelamente, Cristina Manuel Sabão, Directora da Escola Primária de Namialo, diz que, antes a escola tinha um total de 3.820 alunos matriculados e este ano, com a introdução do lanche, o número subiu para 4.720 alunos. “Isso demostra que com os lanches, as crianças sentem-se mais motivadas a ir à escola”, destacou Sabão. Com um menu variado, composto de cereais, legumes e tubérculos, os lanches são preparados e servidos por uma equipa de voluntários. Os voluntários são pais e encarregados de educação de alunos que frequentam as escolas beneficiárias e estão devidamente treinados para a boa confecção dos alimentos.

Mariamo Gabriel, cozinheira, está satisfeita em ver o filho bem alimentado e por fazer parte da equipa que faz as refeições.

“Muitas crianças atrasavam, até não vinham a escola porque tinham de ir à machamba procurar alguma coisa para comer. Felizmente, hoje, esta situação mudou”, disse Mariamo.

As refeições são preparadas nas escolas, devidamente equipadas com utensílios de cozinha para garantir refeições ricas em nutrientes e proporcionar uma melhor alimentação para as crianças.

Celso Mutadiua, Representante da Nacala Logistics, diz que a iniciativa de alimentação escolar visa contribuir para o desenvolvimento local ao longo do Corredor Nacala.

“A Nacala Logistics, sempre esteve comprometida com o bem-estar das comunidades e acredita fortemente que a educação tem um papel crucial no desenvolvimento social, por isso está a financiar os lanches nas escolas primárias ao longo do corredor”, explicou Mutadiua. Parte significativa dos cereais, legumes e tubérculos usados na composição das refeições são produzidos localmente. Alguns agricultores assistidos pela Nacala Logistics no âmbito do Programa de Geração de Renda abastecem, diariamente as escolas com produtos como tomate, celebola, repolho, cenoura, etc. (PpP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *