Sociedade

Força Aérea da Zâmbia destaca unidade de protecção de força para Moçambique

A Força Aérea da Zâmbia (ZAF) tem apoiado a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM) com o seu avião de transporte C-27J Spartan e está agora a aumentar a sua contribuição com o destacamento de uma Unidade de Regimento de Protecção de Força.

Falando durante o desfile de despedida, o Comandante da ZAF, Tenente-General Colin Barry, disse que o seu Comando está empenhado em apoiar os esforços de paz do Governo da Zâmbia para estabilizar a região de Cabo Delgado no Norte de Moçambique.

“Actualmente, a Força Aérea da Zâmbia é o único Serviço da Força de Defesa da Zâmbia implantado sob SAMIM. Continuaremos a servir a Missão com capacidade de transporte aéreo através do emprego do C-27J. A Unidade de Regimento que está sendo implantada hoje será responsável pela protecção da base e segurança das instalações de armazenamento, entre outros”, disse Barry, segundo a ZAF.

Barry disse que o SAMIM registou inúmeras conquistas, incluindo a recaptura de aldeias, desalojamento de terroristas de suas bases, criação de passagens seguras para a ajuda humanitária e facilitação do retorno à vida normal para Pessoas Deslocadas Internamente (IDPs).

O chefe de operações da ZAF, general de brigada Arthur Kalaluka, disse estar confiante de que a unidade era capaz de combater após um vigoroso treinamento pré-desdobramento. Ele acrescentou que se espera que mantenha sua capacidade de combate durante todo o período de serviço na área da missão.

A ZAF implantou uma aeronave C-27J no SAMIM no início de 2022, utilizando a aeronave para transportar carga para a missão. Em Janeiro de 2022, um C-27J transportou por via aérea mais de 50 mil kg de carga para a Força de Defesa Nacional da África do Sul da Base Aérea de Waterkloof em Pretória para Moçambique, entre outras tarefas atribuídas ao SAMIM.

“A Zâmbia tem uma história orgulhosa de envolvimento em esforços de manutenção da paz com as Nações Unidas, que remonta a 1988, quando o país enviou pela primeira vez forças de paz ao Iraque. Actualmente, a Zâmbia tem um número significativo de tropas destacadas em várias operações de paz com a maioria na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA)”, disse Barry no início deste mês durante uma reunião com o subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz Jean-Pierre Lacroix. (PpP/fonte:DefenseWeb)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *