Sociedade

Moçambique e Malawi assinam acordo para combate contra crime transfronteiriço

Moçambique e Malawi acabam de assinar um acordo com vista a colaboração mútua no combate aos crimes transfronteiriços que apoquentam os dois países.

O acto teve lugar na última sexta-feira em Blantyre, Malawi, durante a XV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, conforme refere uma nota do Ministério da Defesa.

Nesta senda, os dois países, que para além de laços históricos e culturais, partilham uma extensa fronteira terrestre, lacustre e fluvial com mais de 1400 quilómetros, prometem maior coordenação no combate aos crimes transfronteiriços, tais como terrorismo, migração ilegal, tráfico de seres humanos e de droga, caça furtiva, contrabando de minerais, crimes ambientais e outros que importunam os dois países, a região Austral e a África no geral.

A colaboração entre os dois países no domínio de defesa e segurança será feita através da partilha de informações, da formação, conhecimento estratégico e outros aspectos que possibilitarão maior especialização e aprimoramento dos meios humanos e materiais dos sectores.

A Sessão Ministerial da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança entre Moçambique e Malawi foi co-presidida pelo Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume e pelo Ministro da Defesa do Malawi, Harry Nkandawire.

Na mesma ocasião Cristóvão Chume defendeu a necessidade de se reforçar a cooperação bilateral entre os dois países a nível provincial, distrital e local, “pois isso vai permitir atingir os objectivos para o qual o comitê foi estabelecido”.

Por sua vez, o Ministro da Defesa do Malawi, Harry Nkandawire, mostrou-se satisfeito pelo facto dos dois países registarem crescimentos assinaláveis a nível dos Sectores de Defesa, Segurança Publica e Segurança do Estado.

Durante a XV Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança Malawi – Moçambique, os representantes dos dois países avaliaram o grau de implementação das decisões acordadas na sessão anterior, de 2022, que se realizou em Maputo, onde constataram com satisfação a realização de algumas actividades acordadas. (PpP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *