Política

Congresso da Renamo marcado para meados de Maio próximo

O Conselho Nacional da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, decidiu marcar o congresso desta formação política para os dias 15 e 16 de Maio próximo, a ter lugar na província da Zambézia, centro do país.

O facto foi avançado pelo líder da Renamo, Ossufo Momade, durante a cerimónia de encerramento da VI sessão ordinária do Conselho Nacional do partido. O evento, inicialmente agendado para um dia, acabou por se estender, por mais um dia, para acabar esta segunda-feira.

“No dia 08 do presente mês [Abril] a Comissão Política Nacional deliberou que a sessão [ordinária] seria realizada hoje, dia 14, na cidade de Maputo, que inevitavelmente irá pronunciar-se sobre a realização do congresso, cuja proposta é já do domínio público, dias 15 e 16 de Maio próximo”, afirmou Momade.

A realização dos congressos da Renamo, segundo Momade, obedece os princípios programáticos dos estatutos e dos órgãos do partido, sendo por isso “condenável a pretensão de sobrepor as ambições pessoais e desmedidas aos objectivos da colectividade”.

O Conselho Nacional também desenhou o perfil do candidato para a presidência da Renamo e provável candidato à Presidência da República nas VII eleições gerais, marcadas para 09 de Outubro próximo.

Já o deputado da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, Venâncio Mondlane, viu as suas pretensões a se desmoronar.

O perfil fixa como condição, além de outros requisitos, ter no mínimo 15 anos de militância, 35 anos de idade, ter demonstrado disciplina e conhecedor dos estatutos. Por isso, e Mondlane não reúne os 15 anos de militância na Renamo.

Aliás, Momade repudiou as disputas internas que surgiram na Renamo, após as eleições autárquicas de Outubro passado, e defendeu a necessidade de “disciplina”.

Na declaração final da reunião do Conselho Nacional, o líder da Renamo apelou para uma maior vigilância ao recenseamento eleitoral em curso no país, cujo término está agendado para 28 de Abril corrente. (AIM)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *