Sociedade

Manica: água potável chega a mais de 600 habitantes de Nhamississua

Mais de seiscentas pessoas do povoado de Nhamississua, posto administrativo de Dombe, no distrito de Sussundenga, província de Manica, acabam de beneficiar de água potável através da construção de um sistema de abastecimento do precioso líquido naquela região do centro de Moçambique. 

Trata-se de um sistema multiuso com a capacidade para armazenar trinta mil litros de água, tem uma lavandaria, e um bebedouro para animais.

Possui uma estufa para multiplicação de hortícolas e desenvolvimento de outras actividades que beneficiarão a população local.

O sistema foi construído numa iniciativa do Gabinete de Reconstrução Pós- Ciclone (GREPOC) e organização não-governamental SOLIDAR SUÍÇA.

A governadora da província de Manica, Francisca Tomás, que na sexta-feira (19) inaugurou o sistema, disse, sem avançar o montante desembolsado para a obra, que o mesmo vem resolver o problema de falta de fontes de abastecimento de água para aquela população.

Referiu que a entrada em funcionamento da fonte coloca o fim do problema de conflito homem-fauna bravia, numa altura em que a população era vítima de ataques por crocodilos e hipopótamos quando fosse aos rios cartar água.

“Temos aqui em Dombe o rio Lucite que passa mesmo pela sede do posto administrativo. Mas a população não pode fazer o uso daquela água por causa de ataques por crocodilos, hipopótamos e outros animais considerados perigosos para o homem” afirmou a governante quando se dirigia à população de Dombe.

“A fonte também tem uma lavandaria e um bebedouro para os animais. A população já não precisa de ir ao rio à procura do precioso líquido para o consumo ou mesmo lavar a roupa. Podem fazer tudo aqui neste sistema construído a pensar no perigo de vida que a população estava exposta naquele rio.”

Chamou atenção a população para observância rigorosa de medidas de higiene individual e colectiva para evitar doenças provocadas pelas mãos sujas e de origem hídrica.

“Não há necessidade de os residentes desta comunidade continuarem a beber água do rio. Tem aqui uma fonte construída pelo governo e parceiros. Com água apropriada para o consumo humano. Vamos reforçar as medidas de higiene para evitarmos a eclosão de doenças na nossa comunidade,” acrescentou.

Francisca Tomás defendeu a necessidade de os beneficiários aproveitarem de melhor maneira aquela infra-estrutura, melhorando a higiene e multiplicando a produção de hortícolas.

“Mesmo assim, a produção de hortícolas pode ser feita aqui neste local. Tem um espaço onde a população pode produzir e irrigar os campos através deste sistema. É um sistema com capacidade para fornecer água para mais população. Numa primeira fase tem torneiras ligadas em residências,” explicou.

Falando na ocasião, os residentes de Nhamississua viram a distância reduzida para alcançar uma fonte de água, para além de contribuir para a redução de doenças de origem hídrica.

Doca Manuel, em representação da população de Dombe, agradeceu o governo e parceiros pela construção do sistema.

Refira-se que Nhamississua é um dos povoados criados para acomodar as vítimas do ciclone Idai, fenómeno que assolou aquela região da província de Manica a 14 de Março de 2019. (AIM)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *