Economia

Actividades económicas registam queda de volume de negócios

O Instituto Nacional de Estatística divulgou há dias, resultados dos Índices de Actividades Económicas do mês de Janeiro de 2023.

Quando comparados com os do mês anterior, revelam uma queda do índice de volume de negócios em 6,8%. Os índices de remunerações e de emprego registaram crescimento de 1,8 % e 1,5% respectivamente.
De acordo com os dados tornados públicos pelo instituto nacional de estatística, a variação negativa do volume de negócios deveu-se ao decréscimo verificado nos sectores da Produção Industrial (14,2%), de Transportes e Armazenagem (9,6%), de Alojamento, Restauração e Similares (6,3%), de Comércio (3,7%), de Outros Serviços não Financeiros (1,4%) e de Energia, Água e Saneamento (0,6%). O crescimento ligeiro do índice de emprego no mês de Janeiro, foi resultado da variação positiva do indicador nos sectores da Produção Industrial e do sector de Comércio com 11,3% e 0,3% respectivamente.
O documento refere que, no mesmo período, os sectores de Transportes e Armazenagem, de Alojamento, Restauração e Similares e o sector de Outros Serviços não Financeiros registaram decréscimo de 0,4%, 0,3% e 0,1% respectivamente.
Aliás, a variação positiva de remunerações no período em referência foi resultado do crescimento das remunerações nos sectores da Produção Industrial (6,6%), de Comércio (2,5%), de Outros Serviços não Financeiros (1,1%) e do sector dos Transportes e Armazenagem (0,1%). O sector de Alojamento, Restauração e Similares registou queda de 5,1%. Comparando os índices globais do mês de Janeiro de 2023 com os do período homólogo de 2022, os índices de volume de negócios, de remunerações e de emprego registaram crescimentos de 8,0%, 10,3% e 2,1% respectivamente. (PpP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *