Política

Comissão Política de Filipe Nyusi convoca Comité Central extraordinário

A Comissão Política (CP) do partido Frelimo, convocou ontem, 23 de Abril, uma sessão extraordinária do Comité Central (CC) deste partido para 3 de Maio.

De acordo com CDD, aquele partido continua sem apresentar candidatos a Presidente da República que, como é regra na Frelimo, será o sucessor de Nyusi na condução dos destinos do partido. A ausência de candidatos no partido que dirige o Estado tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, no campo das desvantagens, os pré-candidatos têm pouco tempo para se fazerem conhecer, o que prejudica, por um lado, os próprios candidatos e, por outro lado, o povo que perde a oportunidade de submetê-los ao escrutínio, nomeadamente conhecer o perfil e os seus interesses empresariais e não só.

O lado positivo é que a CP, ao não indicar os pré-candidatos, amplia a democracia interna, no sentido de aqueles que se querem candidatar fazê-lo em sede do CC. “A Comissão Política convocou para o dia 3 de Maio a realização da I Sessão Extraordinária do Comité Central da Frelimo, na Escola Central do partido, na cidade da Matola, província de Maputo”, lê-se no comunicado da CP distribuído a seguir à 24.ª reunião daquele órgão havida ontem, em Maputo.

A convocação do CC extraordinário resulta de uma deliberação da III Sessão Ordinária do órgão, que teve lugar entre os dias 5 e 6 de Abril na Escola Central do partido Frelimo, na cidade da Matola, província de Maputo. Essa deliberação determinou que a CP deveria submeter as propostas referentes às candidaturas do partido Frelimo a Presidente da República. (PpP/Fonte: CDD)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *