Política

Diretor do STAE flagrado a imprimir cartões de eleitor a noite

Na noite de terça-feira (2 de Maio), fiscais de partidos da oposição flagraram o director distrital do STAE em Chiure, na província de Cabo Delgado, e o seu adjunto, no acto de impressão de cartões de eleitor, sem a presença de qualquer vice-director ou fiscais da oposição.

Este é o segundo caso desta natureza, em que dirigentes dos órgãos de administração eleitoral ordenam a impressão de cartões a meio da noite. Eles alegam que são cartões das brigadas de registo onde as máquinas registaram avarias durante o dia.

O director distrital e o seu adjunto foram apanhados pelos fiscais do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), por volta das 18h50 de terça-feira, na sede distrital do STAE. Havia vários membros da brigada em duas salas imprimindo cartões.

O director do STAE ignorou a ordem dada na semana passada pela direcção central do STAE de que o recenseamento deve ser feito nos postos de recenseamento estabelecidos no horário previsto (08h00 às 16h00). Não vislumbrou cenários em que os cartões são impressos sem a presença dos partidos políticos.

A primeira ocasião foi em Guruè, na Zambézia, na semana passada, quando o presidente da Comissão Distrital de Eleições foi encontrado, cerca das 20h00, no armazém local do STAE, com cerca de dez brigadistas, a imprimir cartões de eleitor. (PpP/fonte:CIP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *