Economia

ENH ATRAVÉS DO PROJECTO LINKAR CAPACITA EMPRESAS EM MATÉRIA DE LEGALIZAÇÃO

Cerca de 21 empresas, que operam em diversos ramos de actividade, receberam em Vilankulo, treinamento em matéria de Legalização e atribuição de respectivos Alvarás financiado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos ENH através do Projecto Linkar.

A iniciativa que conta com a parceria do Governo e do sector empresarial visa estimular maior participação das empresas locais na indústria de Petróleo e Gás, através da assistência técnica, capacitação, certificação e padronização de processos e apoio instituicional.

Na província de Inhambane o Programa LINKAR tem como meta capacitar mais de 60 empresas dos distritos abrangidos pelo projecto de exploração de gás natural, concrentamente nos distritos de Vilankulo, Inhassoro e Govuro.

De acordo com o Coordenador do Projecto Linkar, Ken McGhee, o objectivo dessas capacitações é tornar as MPMEs mais competitivas e com capacidade para fornecer bens e serviços na indústria petrolífera do país, incluindo a cadeia de valor do sector extractivo.

Para além das capacitações, Ken McGhee, avança que o projecto contempla igualmente a identificação de oportunidades, servindo como elo de ligações empresariais entre as multinacionais e as MPMEs para firmação de contratos de prestação de serviços.

“O grande desafio deste projecto é fazer com que mais de 30 empresas da província de Inhambane assim como de Cabo Delgado consigam ganhar contratos no sector de petróleo e gás” disse McGhee.

Outra grande valia deste projecto concebido pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), segundo McGhee, é promover a padronização e certificação das PMEs para atribuição de certificados ISO, de modo a assegurar que os bens e serviços prestados por estas empresas tenham como base requisitos e normas estabelecidas no padrão internacional.

Para o representante do administrador de Vilankulo, Silvestre Romano, o facto do distrito ser a ponta de entrada do projecto a nível da Província de Inhambane demostra as preocupações do empresariado local na busca de soluções para que possam crescer e participar de forma activa nos mega-projectos existentes em Moçambique, principalmente os proviniente da exploração de gás de Temane.

“Uma das formas de promover o desenvolvimento é termos as nossas empresas capacitadas para responder as exigências do mercado, como Governo louvamos estas iniciativas, porque para além de fortificar as nossas PMEs geram mais postos de empregos para a Juventude” disse Romano.

Entretanto, apesar de melhorias, o Conselho Empresarial Local, ainda ressente-se da fraca participação das empresas locais no projecto de exploração de gás natural em curso na província de Inhambane, tendo apontado a falta de qualificação e certificação como principais entraves.

“O número das empresas que prestam serviços nestes projectos ainda continua não sendo satisfatório e, esperamos que o “Linkar” venha facilitar a participação de mais empresas locais nos megas projectos, uma vez que, grande parte dos problemas estão sendo ultrapassados” explicou Benedito Nhamirre, representante do Conselho Empresarial de Vilankulo.

Os beneficiários da iniciativa elogiaram a iniciativa do Projecto Linkar pelo seu compromisso com as causas empresariado, através do fortalecimento do empresariado local em matérias relacionadas com treinamento, legalização e boas-práticas de gestão de negócios.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *