Sociedade

Estâcio Valoi vence prémio Liberdade de Expressão

Estácio Valoi é o jornalista investigativo  moçambicano vencedor do prémio de jornalismo “Liberdade de Expressão”, uma premiação bianual atribuída a jornalistas fora da Suécia.

O prémio foi atribuído pelo comité da cidade de Örebro, na Suécia, ligado à filial de Örebro da SJF, a Associação Sueca de Jornalistas.

O “Pen2Pen Örebro – Prémio Liberdade de Expressão” foi criado para apoiar jornalistas que se opuseram por causa de seu trabalho, às vezes até ameaçados, e ainda continuam lutando pela liberdade de expressão nos seus países.

“Em nome da comissão Pen2Pen, tenho agora o imenso prazer de anunciar que o senhor Estácio Valoi é um dos vencedores 2023”.

Este ano o prémio foi atribuído a dois jornalistas ambos activos em África. O premio tem como base a motivação do Sr. Estácio Valoi que “com coragem, força e perseverança, vem retratando há vários anos a exploração predatória de seu país. Ele se aproxima, conhece as pessoas afectadas, vê com seus próprios olhos e colecta muitos factos. Apesar de ter sido parado pelos militares e preso, ele continua. Ele evita metralhadoras para poder contar ao mundo exterior o que está acontecendo. O jornalismo em palavras, imagens, rádio e televisão é sua própria arma. Entendemos que este e-mail sobre um prémio da Suécia seja uma surpresa”, refere a nota que anuncia o prémio ganho por Estâcio Valoi. (PpP)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *