Sociedade

Governador de Cabo Delgado nega existência de “Portagens” de terroristas nas estradas

O governador de Cabo Delgado pediu aos cidadãos a contribuírem no combate ao terrorismo na província através de denúncia e colaboração com as Forças de Defesa e Segurança.

Numa entrevista à Miramar sobre o ponto de situação em Cabo Delgado, Valige Tauabo afirmou que não há nenhuma portagem instalada por terroristas nas estradas naquela província.

As ações terroristas recrudesceram. Desde o início de 2024 o grupo tem se movimento e criado pânico desde os distritos do centro ao do sul de Cabo Delgado. Os relatos de confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança e os terroristas são comuns principalmente nas últimas semanas.

Os terroristas estarão a cobrar valores monetários aos condutores e passageiros em algumas estradas da província de Cabo Delgado. Cartas postas a circular na internet supostamente da autoria do grupo terrorista indicam que os cidadãos que quiserem circular no país deverão contribuir para fins religiosos.

O governador de Cabo Delgado classificou as alegadas cobranças protagonizada pelos terroristas de oportunismo e extorsão.

“Não existe nenhuma portagem na nossa província. O que existe é que os terroristas se aproveitam de locais onde sabem que as forças não estão naquele momento, encontram a população desprevenida e criam essa forma de extorquir”, disse o dirigente.

Tauabo afirmou que a perseguição aos terroristas continua.

O governante teceu duras críticas a cobertura mediática a insegurança em Cabo Delgado. Valige Tauabo alegada existir conivência dos jornalistas através da divulgação da propaganda terrorista.

“A preocupação que está a existir dos nossos jornalistas residentes na nossa província parece ter havido algum acordo com os terroristas. Isso não fica bem. Mesmo quando nós damos alguma informação fazem da vossa maneira jornalisticamente com um cunho mau para a província de Cabo Delgado, para a população, o que está a acontecer?”, indagou o Chefe do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado.

O governador de Cabo Delgado pediu aos jornalistas e a população em geral a contribuir no combate ao terrorismo. (MIRAMAR)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *