Sociedade Uncategorized

Hospital Rural de Gurué sem comida para doentes internados

O Observatório Cidadão para Saúde (OCS), através de informações tornadas públicas pela directora dos serviços de saúde no distrito de Gurué, Província central da Zambézia, soube que o Hospital Rural de Gurué carece de alimentos para os doentes que ali se encontram internados.

Numa reunião estabelecida com o governador da Província da Zambézia, Pio Matos, a directora revelou ainda que o hospital não tem, pelo menos, um almoço para ofertar os pacientes que se encontram em situação de internamento.

A directora explicou ainda que o hospital em alusão não tem recebido recursos financeiros, desde Dezembro do ano passado. Assim sendo, existem dificuldades para a aquisição de alimentos para os doentes, assim como para a compra de material médico-cirúrgico e outros condimentos necessários para recuperação da saúde dos doentes.

Para a directora distrital, é praticamente impossível gerir o hospital sem fundos. A situação, sublinha a fonte, é lamentável, até porque os profissionais de saúde acabam tirando seu próprio dinheiro para adquirir mantimentos a favor dos pacientes.

O OCS, ao longo das suas pesquisas, já tinha argumentado que as deficiências no desembolso de fundos, constituem maior barreira para o normal funcionamento dos hospitais em todo o país.

O problema que se assiste em Gurué é apenas um exemplo entre vários outros que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) enfrenta no seu todo. Muito recentemente, o OCS denunciou a falta de energia nos centros de saúde de Jangamo e Cumbana, na província de Inhambane. O mesmo problema, de acordo com as autoridades daquela zona, tem que ver com problemas orçamentais, ou seja, inexistência de fundos para o funcionamento das unidades hospitalares. (PpP/fonte:OCS)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *