Política

Impressão de cartões de eleitor na calada da noite em Gurué

Cerca de dez brigadistas foram apanhados em flagrante na noite da quinta-feira (27 de Abril) no armazém do STAE em Gurué, Zambézia enquanto imprimiam cartões de eleitor clandestinamente.

Os correspondentes do Centro de Integridade Pública confirmaram esta informação e os vídeos gravados pelo segundo vice-director do STAE distrital, nomeado pela Renamo.

Segundo testemunhos em Guruè, por volta das 12h00 houve avarias nas impressoras, mas os brigadistas pediram aos eleitores que continuassem a recensear, dizendo-lhes que poderiam levantar os seus cartões no dia seguinte. Mas os fiscais levaram as máquinas para o armazém do STAE, e foi lá que imprimiram os cartões de eleitor.

Por volta das 20h00 um membro da Renamo passou pelo STAE e encontrou a porta entreaberta. Ele informou o segundo director-adjunto do STAE distrital, Domingos Baessa, nomeado pela Renamo. Baessa foi ao armazém e encontrou uma equipa de brigadistas do STAE, chefiada pelo primeiro vice-presidente da Comissão Distrital de Eleições, nomeado pela Frelimo, a imprimir cartões de eleitor, na ausência dos vice-directores e chefes de departamento do STAE.

O que preocupa a Renamo é que o Departamento de Operações Eleitorais do STAE não foi informado que a meio da noite os cartões de eleitor seriam impressos no armazém do STAE. Segundo Baessa, isto é algo que já se sabia, mas que a direcção do STAE sempre desmentiu.

Questionados pelo comandante distrital da polícia, Renato Luís Martinho, e pelo director distrital do STAE, os dirigentes locais dos órgãos de administração eleitoral e os membros da brigada, responderam que os cartões impressos eram de eleitores recenseados durante o dia. Os cartões não puderam ser impressos durante o dia, porque as impressoras na funcionavam.

A impressão dos cartões teve início às 19h00, três horas após o encerramento dos postos de inscrição. Ninguém foi detido. (PpP/fonte:CIP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *