Economia

Tmcel esclarece venda judicial do imóvel penhorado

A Tmcel-Moçambique Telecom, SA, reagiu esta quinta-feira, 22 de Junho de 2023, a uma informação que circula nas redes sociais e em alguns órgãos de comunicação social, dando conta de uma venda judicial, de um seu imóvel, por “dívida de mais de 17 milhões de meticais à D&D Telecom”.

 

Segundo a nota de esclarecimento enviado a nossa redação, a empresa de telefonia móvel confirma que efectivamente, teve uma dívida comercial, entretanto, já liquidada para com esta referida empresa, “nossa antiga parceira de negócios, no valor de 5.706.898,60 MT (cinco milhões, setecentos e seis mil, oitocentos e noventa e oito meticais e sessenta centavos) e não de 17.920.000,00 MT (dezassete milhões, novecentos e vinte mil meticais), conforme a notícia que circula”.

Aliás, para fazer face à acção judicial, a Tmcel apresentou ao Tribunal como garantia, um imóvel da sua propriedade, sita na Cidade de Maputo.

A Tmcel explica que o montante de 17.920.000,00 MT é, efectivamente, o valor patrimonial do imóvel penhorado e não o valor da dívida comercial.

Entretanto, a empresa D&D Telecom exige à Tmcel o pagamento de juros de mora, no valor de 1.597.960,00 MT (um milhão, quinhentos e noventa e sete mil, novecentos e sessenta meticais) montante largamente superior ao estipulado, nos termos da lei.

Nesta conformidade, a Tmcel depositou junto ao Tribunal, o valor que considera justo dos juros, no montante de 399.482,90 MT (trezentos e noventa e nove mil, quatrocentos e oitenta e dois meticais e noventa centavos).

Entretanto, em face do atrás exposto, a Tmcel contestou a venda judicial marcada para o dia 22 do corrente mês tendo o Tribunal mandado suspender a sua venda, aguardando-se por um despacho referente aos juros de mora. (PpP)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *