Política

Novas manobras entram no cardápio das autarquias de Outubro

A procissão ainda vai ao adro. Depois de relatos de várias irregularidades no processo de registo de eleitores, agora estamos na fase seguinte, a de registo dos candidatos, onde também já há relatos de outros truques, que no fim de tudo só vão limitar a participação dos munícipes, no concurso para dirigirem as autarquias, nas eleições de Outubro próximo.

Agora estamos na fase de registo de formações políticas – podendo serem simples partidos ou então coligação – assim como organizações da sociedade civil.

Entretanto, segundo informações divulgadas no boletim informativo do Centro de Integridade Pública, as Conservatórias de Registos de Nampula e Nacala estão a bloquear listas de cidadãos que precisam, tramitar os respectivos processos com vista a estarem habilitados para concorrerem nas eleições de Outubro.

As listas de cidadãos e os partidos podem candidatar-se às eleições autárquicas, devendo registar-se nas comissões eleitorais até 14 de Julho, daqui a apenas duas semanas.

As listas de cidadãos são propostas por associações registadas no Ministério da Justiça, mas em Nampula e Nacala, as conservatórias estão a bloquear o registo.

Em Nacala, a conservatória obrigou as associações a deslocarem-se à cidade de Nampula para obterem a certidão definitiva, mas em vão, porque os funcionários desta conservatória dizem que há meses, que há problemas com o sistema informático.

“As gestões dos cartórios são silenciosas. As associações dizem estar a ser bloqueadas deliberadamente para não poderem concorrer às eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro”. (PpP/fonte:CIP)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *