Política

Deslocados fazem disparar número de eleitores no Ibo

A ilha do Ibo registou mais 6 mil eleitores acima dos 7.200 previstos pelo Instituto Nacional de Estatística. O Ibo está a acolher deslocados de guerra dos distritos vizinhos de Quissanga, Macomia e Mocímboa da Praia, o que poderá explicar o elevado número de registos.

 Mas outros distritos que acolhem pessoas deslocadas pela guerra, como Chiure, Balama, Mueda, Pemba e Montepuez, apresentam números próximos da meta.

Mocímboa da Praia ainda está longe da sua meta, mas o recenseamento em Mocímboa abrange apenas a área municipal, devido à insegurança no distrito. Muitas pessoas deslocadas não regressaram, e os correspondentes do CIP (Centro de Integridade Pública) relatam que apenas alguns eleitores estão a comparecer aos postos de recenseamento em Mocímboa da Praia.

Em termos de números recenseados em Cabo Delgado, o distrito de Chiure ocupa o primeiro lugar com 151.500 eleitores recenseados, seguido do distrito de Montepuez, com 139.800 eleitores recenseados até 25 de Maio. Pemba, Balama, Mueda, Mocímboa da Praia, registaram 101.300, 91.000, 77.400 e 20.800 respectivamente. O Ibo, embora tenha superado a meta, é o distrito com menor número de eleitores recenseados, 13.500. (PpP/fonte:CIP)

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *